A partir do ano de 2002, 12 de junho é considerado o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, onde a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. Em 2007, no Brasil, o “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil” foi instituído pela Lei 11.542/2007, dando maior destaque ao tema.
Segundo convenção da OIT, define o trabalho infantil como aquele que é perigoso e prejudicial para a saúde e desenvolvimento mental, físico, social ou moral das crianças e que interfere com a sua escolarização. O trabalho doméstico em casa de terceiros é uma das formas mais comuns de trabalho infantil e as meninas são as mais afetadas pela atividade que as priva do lazer, descanso e de atividades próprias da idade.
Ao presenciar uma situação de trabalho infantil, você pode fazer uma denúncia ao Conselho Tutelar de sua cidade, à Delegacia Regional do Trabalho mais perto de sua casa, às secretarias de Assistência Social ou diretamente ao Ministério Público do Trabalho.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *